Por Paulo César

Um grupo de 35 musicoterapeutas foi homenageado na noite desta segunda-feira (16.set), iniciativa dos vereadores Teles Júnior (PMN) e Lélio Alvarenga (PSC). Entre eles a pesquisadora do curso de graduação em Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e formada em Musicoterapia Neurológica no Colorado (EUA), doutora Tereza Rachel de Melo Alcântara Silva. 

Também estão entre os homenageados o presidente da União Brasileira das Associações de Musicoterapia, Éber Marques Júnior; a presidente da Associação Goiana de Musicoterapia, Karylla Amandla de Assis Paula; e a coordenadora do curso de graduação em Musicoterapia da Escola da Música e Artes Cênicas da UFG, Fernanda Valentin. 

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a apresentação musical do autista Maurício Garcez, acompanhado da musicoterapeuta Kelly Cristina Tobias de Sousa. “Nossa profissão é linda. A regulamentação está em estudos e debates. A ação política também é importante para o sucesso deste pleito”, disse Éber Marques Júnior. Segundo Karylla Amanda, o atual momento é “crítico” para os profissionais. 

Tereza Rachel de Melo ressaltou que muitos dos musicoterapeutas presentes à sessão solene foram seus alunos, “é de grande felicidade saber que a Câmara de Anápolis apóia os profissionais da musicoterapia e nos ajuda no processo de regulamentação da profissão”. A musicoterapeuta Galganny Evangelista Gomes, ao falar pelos demais homenageados, evidenciou a luta pela regulamentação e elogiou a atuação dos profissionais musicoterapeutas. 

O vereador Teles Júnior lembrou que a musicoterapia, embora seja uma ciência da área da saúde ainda pouco conhecida da população em geral, “tem importância fundamental para a recuperação de pacientes que buscam a manutenção ou a reaquisição do equilíbrio psíquico e da integração no meio social”. O vereador Lélio Alvarenga, que é biomédico, lembrou que, na Apae/Anápolis, teve contato com a atuação de profissionais da musicoterapia “que desenvolvem um trabalho eficaz e essencial às pessoas que necessitam deste tipo de tratamento”.
 

HOMENAGEADOS 

Ana Carolina Steinkopf

Ana Paula Gonçalves dos Santos Aguirre

Drª Cláudia Regina de Oliveira Zanini

Éber Marques Júnior

Drª Eliamar Aparecida de Barros Fleury e Ferreira

Elvira Alves dos Santos

Fernanda Valentin

Galganny Evangelista Gomes

Gláucia Tomaz Marques Pereira

Graci Helen Santana Borges

Humberto dos Santos Neto

Jefferson Pereira da Silva

Jordana Lomazzi Cardoso

Karylla Amandla de Assis Paula

Kelly Cristina Tobias de Sousa

Kelly Dantas dos Santos

Léa Andes Rufino Vaz

Letícia Mendes dos Santos Ribeiro

Marcus Vinícius Alves Galvão

Mário Henrique Borges Oliveira Costa

Mayara Kelly Alves Ribeiro

Melissa Queiroz de Oliveira

Nágila Mendes Fernandes

Natállia Guerra Dornelas Teixeira

Norair Auxiliadora Fleury Patto

Paulo Henrique Silva

Priscila Raquel da Silva Almeida Lopes

Renata Silva de Lima

Sabrina Miranda de Oliveira

Drª Sandra Rocha do Nascimento

Sara Ataídes de Souza Ferreira

Sara Marques Melo Sousa

Tamara Cristine de Paula

Drª Tereza Rachel de Melo Alcântara Silva

Waldelisia Duarte Junqueira

(Foto: Geraldo Fleury / Diretoria de Comunicação/Texto: Orisvaldo Pires)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here